quarta-feira, maio 6

O nascimento da lagarta


A idéia inicial do curta veio de um exercício de roteiro que deveriamos fazer no 5º semestre do curso proposto pelo professor de roteiro, Joaquim Ghirotti. O grupo era um pouco diferente na época.

Tinhamos que apresentar argumentos para um curta metragem de 15 minutos através de um pitching.

Nesse pitching foram escolhidos dois argumentos. O do Pierre, que viria a se tornar "A queda da Borboleta" e o do Ivan "Nino". Por conta da gravação do vídeoclipe que era dirigido pelo Ivan, ele acabou não desenvolvendo seu roteiro.

No caso da Queda, outro integrante fez um primeiro tratamento, Guilherme, o Disney.

Eu tinha uma outra visão da estória e resolvi roteirizar do zero, apenas usando o argumento do Pierre.

No argumento a "borboleta" era uma referência à metamorfose que aconteceria com João, mas não existia uma borboleta real na estória. Achei que seria importante adicionar esse elemento.

Apresentei a idéia ao Pierre e junto com ele, montei um esqueleto para o roteiro, daí me pus a escrever.

A forma do roteiro, baseada em flashbacks, foi uma forma de contar mais coisas em menos tempo, já que era um roteiro de 15 minutos. Muito da linguagem veio das aulas de um dos melhores professores que passou pelo curso, Vinícius Navarro.

Algumas modificações foram indicadas pelo Joaquim ("Tira esse jarro de borboletas do roteiro por que vai virar um xurume de inseto nojento.").

A minha idéia era fazer um roteiro baseado em contrastes que giravam em volta de borboletas.

O toque final foi colocar uma referência ao filme Cabaret (1972). Juntei isso à minha influência dos filmes de Coppola, como Drácula, Apocalipse Now e Poderoso Chefão, para criar a sequência final. Era isso. Tinha achado a estória.

Ainda foram necessários 6 tratamentos para atingir o resultado final que seria decupado para gravar. Algumas indicações de livros de roteiro me ajudaram, "Story" de Robert Mackee e "Como criar personagens inesquecíveis" de Linda Sieger.

Nascia assim o roteiro de "A queda da Borboleta".

2 comentários:

  1. Pois é.
    O roteiro ficou muito bom.
    A idéia dos flashbacks ficou perfeita para um curta, pois a história nos sugere um longa.
    E o Marinaldo tem razão.
    Vinícius deixou saudades e foi um excelente professor.

    ResponderExcluir
  2. olha cara eu não so expert em cinema mais pelo pouco tempo que conheço o rafael teodoro cara tenho certesa que de que esse nome será conheçido mundialmente e tenho mais certeza de que as filmagem as fotos que foram feitas pelo rafael ficarão muito boas como todas as outras que ele ja vez ate mais e boa sorte cara henrique angel of shadow

    ResponderExcluir